Persona e público alvo: aprenda a diferença

Os termos persona e público alvo são muito usados na hora de definir o cliente para quem se deseja vender um produto ou serviço. Sendo a Persona, o conceito mais aplicado no marketing digital. 

 

É importante saber a distinção entre persona e público alvo na hora de elaborar uma campanha, seja de marketing ou publicitária. Precisamos conhecer bem qual o público que tem maior probabilidade de adquirir o que está sendo ofertado.

 

Com este conhecimento, é possível preparar uma comunicação eficiente, que dialogue diretamente com o cliente. Preparamos este artigo para auxiliar você a diferenciar bem estes dois conceitos. Acompanhe!

 

1 – Diferença entre persona e público-alvo: Persona, cliente ideal da sua campanha

 

Imagem para identificar o termo "Persona". Exibe a ilustração de uma mulher de cor azul clara, segurando um notebook amarelo com alguns traços que simbolizam o computador ligado.

 

No mundo digital é preciso conhecer detalhes sobre as pessoas que estão conectadas às máquinas… Seus gostos, com o que trabalham? Qual tipo de música escutam? O que consomem? Estilo de vida, entre outros hábitos sociais e comerciais. Afinal, são as pessoas e não as máquinas que tomam a decisão de compra.

A Persona é a criação de um tipo de cliente ideal para o seu negócio.

Na criação, a Persona ganha nome, gênero, idade, profissão, grau escolar, hábitos de rotina, sonhos, desejos de consumo, aspectos racionais e emocionais, entre outros detalhamentos. Ou seja, a Persona é uma criação fictícia, baseada em hábitos de pessoas reais, o que facilita para que o setor de marketing crie uma campanha segmentada e exclusiva para este tipo de cliente ideal.

2 – O público-alvo é direto e necessário

 

Imagem para identificar o termo "Público-alvo". Exibe o ícone rosa, comumente usado para identificar banheiros femininos.

Diferente da Persona, que apresenta para a equipe de marketing um possível “livro aberto” sobre a história de vida do cliente em potencial, o público-alvo, por sua vez, apresenta informações mais objetivas, como questões de ordem social, econômica e demográfica.

Geralmente, na hora de planejar uma campanha de marketing ou publicidade, define-se, primeiro, o público-alvo, pois as informações serão acrescentadas na criação da Persona.

Com o avançar da comunicação e interações no meio digital, o termo público-alvo vem deixando de ser considerado como exclusivo no planejamento de campanhas digitais, pois muitos criadores já o incorporam na criação da persona.

Em campanha offline de ações de marketing, quando, por exemplo, em pesquisas do mercado de um produto, definição de preço, ou em pesquisas de canais, o público-alvo é uma ferramenta útil e efetiva.

Vale lembrar!

É necessário uma boa pesquisa de marketing para identificar o cliente com o qual queremos dialogar, pois elas geram “Insights” para estratégias valiosas.

Infográfico para diferenciar os termos "Persona" e "Público-alvo". Ao lado esquerdo, ilustração de uma mulher de cor azul identifica a persona. Ao lado direito, um ícone rosa, identifica o público-alvo.  Pequenos textos descrevem cada um dos termos.

 

Agora que você já sabe a diferença entre persona e público-alvo, vamos te falar tudo sobre Lead! O que é? Por que você deve captar leads para sua empresa?

Clique no link abaixo para ler o próximo artigo!

 

O que é Lead? Minha empresa precisa gerar leads?

 

Sugestão de Leitura complementar: E-book, o Guia para criação de Personas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular posts
Entenda o que é Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, SEO, Palavras-Chave e Persona. Cinco soluções em Marketing Digital que possibilitam estratégias incríveis!