Entenda sobre tráfego e métricas

No marketing digital, conhecer sobre o tráfego e métricas é saber sobre o número de visitantes da sua página e como interagem com os seus conteúdos. 

 

Se você tem um negócio presente na web, é importante que entenda sobre tráfego e métricas, para mensurar qual público está visitando suas páginas, de onde vem o acesso e a interação feita com os conteúdos divulgados.

Quando uma pessoa visita uma página de forma espontânea, sem que a empresa tenha gerado anúncio, temos o tráfego orgânico. Geralmente, acontece a partir dos mecanismos de buscas da internet. Já as métricas, são os dados que mensuram a performance de uma campanha digital.

 

Entenda sobre tráfego e métricas

 

Entenda sobre tráfego e métricas. A imagem mostra uma mão segurando um smartphone. A tela do celular exibe métricas de interação.

Tráfego no marketing digital

 

Existem dois tipos de tráfego online. O Tráfego Orgânico é aquele gerado de forma espontânea. O Pago é conquistado por meio de anúncios.

 

Tipos de tráfego orgânico:

 

  • Tráfego Direto: É quando a pessoa digita diretamente a URL do site no navegador;
  • Tráfego Social: Quando a página é visitada a partir de links compartilhados em uma rede social (um exemplo é o “link na bio” do Instagram);
  • Tráfego de referência: Acontece quando a visita é direcionada para a página, a partir de um link sugerido em um outro site ou blog.

O tráfego pago é aquele gerado a partir de anúncios feitos no Google, Redes Sociais, aplicativos ou nos canais digitais que o seu público mais mantém o acesso.

 

Métricas de marketing digital

 

As métricas são os dados que mensuram a performance de uma campanha na web, em um determinado período de tempo e em determinado canal.

Estes mecanismos indicam uma dimensão do progresso do que está sendo divulgado e podem demonstrar se os resultados são satisfatórios, de acordo com os objetivos de marketing.

Confira algumas das principais métricas utilizadas pelas equipes de marketing:

 

Índices de engajamento

Corresponde à taxa quantitativa de interações das pessoas com o conteúdo que você publicou. É uma das métricas mais utilizadas no marketing, pois mede o quanto uma campanha gerou em interações, comentários, compartilhamentos.

Exemplo são as métricas de engajamento das Redes Sociais, que são as reações do público com o conteúdo publicado. Por meio de uma boa análise dos índices de engajamento, a equipe de marketing pode avaliar se as mídias atendem às expectativas da campanha.

Taxa de conversão – entenda sobre tráfego e métricas

Em linhas gerais, a taxa de conversão significa o número total de pessoas que aceitou uma oferta que você divulgou na web. Ou seja, quantos Leads um conteúdo gerou.

A importância desta métrica se relaciona, inclusive, com os lucros investidos em marketing digital, já que uma baixa taxa de conversão, significa que o conteúdo que você está divulgando não é atrativo o suficiente para gerar bons resultados de conversão. Será preciso avaliar os problemas por trás de um resultado baixo, nesta métrica.

 

Agora você já sabe: para estar presente na web é importante que entenda sobre tráfego e métricas.

Nos próximos artigos, vamos explicar mais termos sobre retorno e investimentos em marketing digital, que todo gestor de negócios com presença na web precisa conhecer. Confira as atualizações no Blog da Futura Comunicação.

 

Sugestão de leitura complementar: Tráfego pago ou tráfego orgânico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular posts
Entenda o que é Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, SEO, Palavras-Chave e Persona. Cinco soluções em Marketing Digital que possibilitam estratégias incríveis!